domingo, 4 de julho de 2010


Identidade


Com o surgimento de novos costumes culturais e sociais o sujeito individual acaba adquirindo uma nova percepção da sua individualidade, criando assim uma identidade individual. Tal mudança ocorre a partir do momento que o sujeito coletivo passa por uma transição em ambos aspectos.Com a globalização surje a necessidade de modernização, rapidez, agilidade, e o que outrora tinha complexidade e subjetividade agora tem objetividade, e novo se torna cada vez mais efêmero e tende a ser constantemente reinventado.
A moda é vista como um fenômeno da modernidade, e é geralmente relacionada a sociedade contemporânea pelo fato de que ambas se renovam sempre seguindo uma programação contínua , supervalorizando o novo e deixando de lado o antigo, o que não se aplica a totalmente ao papel atual da moda, que segue sim um programação continua, o não significa que seja imposta , e a moda faz uso de elementos referências do passado , valorizando o antigo e tradicional. Ela traz em si inúmeros seguimentos comportamentais e, sociais e culturias, ou seja a moda está nos objetos , no comportamento no anseios e principalmente no corpo. O corpo é um instrumento de moda, auxilia o ser social a se comunicar, exprime características culturais e sociais , possui inúmeros significados e significâncias, discursos sociais, ideológicos , hierárquicos, altera anatomicamente, e mentalmente , uma vez que seu pensamento e gestual muda ao usar determinado objeto, ou seja , ao se vestir o ser social designa o personagem a ser interpretado naquele momento e a mensagem que ele irá passar. No ato de se vestir ocorre uma mudança de comportamento e pensamento é a imagem exterior interferindo no imagem interior, ou seja , todo esse processo interfere , soma e constrói a identidade de uma certa forma, o individuo possui muitas identidade, sem necessariamente abrir mão da sua.
Existe um conexão entre a moda e a identidade , mesmo que em alguns momentos ela tenha um caráter segrega dor ela necessita da identidade do sujeito para ter sentido , para se fazer valer.Sem ela não poderíamos construir nossa identidades como ser social.
Enfim a identidade consiste em a forma e maneira com um individuo e grupo pertencente se relaciona e expõe, e compartilha fragmentos culturais, gostos pessoais, traços da sua personalidade , entre outros, em um processo dinâmico, ao longo do tempo vai se atualizando.
Imagem de From: Salvador Pozo

2 comentários:

  1. Verdade... Aprendi a ver comunicação no ato de se vestir. Dá pra saber o arquétipo da pessoa pelas vestes e adereços e a partir daí saber como proceder com elas...

    Gostei do texto, Lil. Agora manda brasa! ESCALA COMERCIAL! Vai vai vai vai vai...! >.<'

    ResponderExcluir
  2. É IMPRESSIONANTE O PODER DAS PALAVRAS. DÁ PRA SE RESUMIR E ENTENDER PERFEITAMENTE, COM PALAVRAS CULTAS E MAS APROPRIADAS AO Q SE DIZ NÃO CONFUNDINDO A COMPREENSÃO DE QUEM NÃO AS CONHECE, DANDO SENTIDO CERTO FAZENDO COM Q O INDIVIDUO CONHEÇA O AMBIENTE Q VIVE

    ResponderExcluir